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Cronograma capilar: como recuperar o seu cabelo em 1 mês

  • 04 Sep 2020
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Cronograma capilar: agenda completa para recuperar até os cabelos mais danificados


Hidratação, nutrição e reconstrução fornecerão tudo o que os fios precisam para ficarem saudáveis e lindos

Uso de prancha, secador, procedimentos químicos, banhos com água muito quente, exposição ao sol, mar, piscina… Por mais que se tente evitar, os fios sofrem agressões quase que diariamente, o que faz com que os cabelos fiquem ressacados, quebradiços, com frizz e sem vida.

O cronograma capilar surgiu, então, com a proposta de “recuperar” a vivacidade dos mais variados tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada caso, de maneira eficiente e completa.

Podemos afirmar que o cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis.

Com este sistema de tratamento, que é feito em um mês, e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, os fios são hidratados, nutridos e reconstruídos, por meio de doses semanais de produtos e máscaras diferentes.

Parece complicado, mas não é. É preciso um pouco de paciência para entender como funciona o cronograma e como ele será útil às necessidades do seu cabelo em especial, além de boa vontade para seguir o tratamento corretamente. As vantagens, porém, geralmente compensam: cabelos mais macios, com brilho e completamente saudáveis.

O cronograma capilar é muito eficiente e super recomendado para pessoas que passaram por agressões químicas, tais como alisamento, relaxamento, progressiva ou até mesmos para manter os fios sempre saudáveis.

Está curiosa para entender como funciona o cronograma capilar e se ele pode mesmo ser útil nos cuidados com os seus cabelos?! Confira todas as informações abaixo.

Como fazer o CC: tudo o que você precisa saber


Todas as pessoas que passaram por algum tipo de danificação capilar serão beneficiadas com o cronograma capilar. Ele servirá para reconstruir este cabelo e esta fibra.

O cronograma completo dura um mês e pode ser repetido até que os fios estejam saudáveis, com brilho e resistência.

Recomendamos que o cronograma seja usado, em média, até três meses ou, em casos de grande perda de massa capilar, até recuperar toda a elasticidade e saúde.

Vale destacar que existe o chamado cronograma capilar oficial, composto por oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução no mês. Geralmente, ele é indicado para quem está começando com o procedimento. Depois, com o cabelo já com um aspecto melhor, a pessoa pode apostar num cronograma mais personalizado.

Actualmente, aliás, não é difícil encontrar na internet diferentes tipos de cronograma, e eles servem como uma orientação especialmente para quem está começando, mas a ideia é que a pessoa adapte as etapas de tratamento conforme as necessidades de seus cabelos. Não se esquecendo de respeitar sempre o intervalo mínimo de 48 horas entre os procedimentos.

Abaixo você conhece com detalhes os três processos do cronograma capilar:


Hidratação


Como ela age: Na reposição de água e aqueles nutrientes que fazem parte da formulação do creme utilizado. De imediato o cabelo fica mais macio ao toque e com mais brilho.

Quem precisa: Todos os cabelos devem ser hidratados, até mesmo os cabelos virgens, pois as agressões do sol, praia, piscina, secador, prancha etc. danificam e abrem as cutículas, fazendo assim surgir pontas espigadas, entre outros problemas. A hidratação é recomendada para todos os cabelos, pelo menos uma vez na semana.

O uso em excesso causa: possíveis danos ao fio. O cuidado que se deve ter é com excesso de cremes no couro cabeludo, o que pode causar oleosidade e escamação. Deve-se respeitar o intervalo mínimo de 48 horas entre as sessões, e o creme não pode permanecer nos cabelos mais tempo do que o estipulado na embalagem do produto.

Substâncias hidratantes:

Glicerina vegetal, glicerina (glicol, glycerin, gliceryD), bepantol, proteína elastina e colágeno (hydrolized collagen protein), extratos botânicos, panthenol, aloe vera, vitaminas, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, sacarose, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja, proteína hidrolisada do milho, mel, chocolate, entre outras.

Nutrição


Como ela age: O objetivo principal da nutrição é repor os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios.

Quem precisa: pessoas que estejam com os fios ressecados, opacos e sem movimento. O resultado são cabelos mais sedosos, com peso e brilho.

O uso em excesso causa: excesso de oleosidade, deixando os cabelos ensebados e pesados.

Substâncias nutritivas:

Ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cação butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), manteiga de cupuaçu (cocoa butter), manteiga de abacate (avocato butter), manteiga de macadâmia, manteiga de tutano (marrow butter), óleo de argan, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva, óleo de coco.

Reconstrução


Como ela age: Repõe massa e proteínas nos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. A principal proteína que compõe os fios é a queratina, por isso, é extremamente importante realizar recarga de queratina pelo menos uma vez ao mês. Os cabelos ficarão mais encorpados e resistentes.

Quem precisa: pessoas com fios porosos e quebradiços.

O uso em excesso causa: pode enrijecer demais os fios. O excesso de proteínas pode causar uma degradação do fio. Este processo de repor proteínas deve ser feito no máximo a cada 15 dias (e não menos do que isso), senão os fios ficarão muito duros e, assim, podem quebrar.


Substâncias reconstrutoras:

Queratina, arginina, colágeno, cisteína, creatina, proteínas e aminoácidos de trigo etc.

É importante destacar que, na fase da reconstrução (ou restauração), a pessoa pode optar por usar um repositor de queratina ou uma máscara reconstrutora. O que não é recomendado é colocar queratina líquida em uma máscara que já é de reconstrução (já tem queratina). Isso porque, o excesso de queratina deixa os fios duros, podendo levar à quebra.


Mas é importante respeitar o intervalo mínimo de 48 horas entre os procedimentos. Por exemplo: se você fez uma hidratação na segunda-feira às 19h, poderá fazer outra hidratação, a nutrição ou a reconstrução somente depois das 19h de quarta-feira.

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