https://fenicia.pt/image/cache/catalog/Blog/Web_Photo_Editor(8)-1170x600.jpg
user image

Método Curly Girl – Como Cuidar de Cabelos Ondulados

  • 18 Mar 2021
  • |   0 Comentários

Embora os cabelos ondulado não possuam tanta tendência ao ressecamento quanto os cacheados, o Método Curly Girl de cuidados ainda será bem parecido, variando apenas a intensidade e quantidade de produto aplicado.

Ainda escreveremos com maior profundidade sobre o Método Curly Girl, por ora basta saber que, para funcionar, ele requer basicamente:
- Limpeza com higienizadores em creme sem sulfatos e/ou com condicionadores de base botânica (o COndicioner-WASH, ou somente co-wash);
- Interrupção de ações mecânicas como escovas e pranchas;
- Nunca utilizar um pente para desembaraçar os fios, no método Curly Girl as madeixas são penteadas apenas com os dedos.
- Usar apenas produtos capilares de base vegetal/botânica (os liberados para No Poo)

Caso você tenha o costume de lavar os cabelos todos os dias, sugiro que pare, respire e repense. Geralmente os cabelos ondulados ganham mais corpo e movimento após o segundo ou terceiro dia sem lavar. Então, nada de neuroses nem imposições de hábitos. Se seu cabelo está lindo mesmo não tendo o lavado, deixe-o estar! Muitas vezes a sensação de cabelo sujo é somente fruto do hábito de lavá-lo com constância. Logo, pondere acerca disso.

No que tange aos cuidados para com cabelos ondulados, mais vem daquilo que você NÃO faz do que daquilo que é feito. Trate de suas madeixas com carinho e paciência, tente seguir a o passo a passo descrito no tópico a seguir o qual tem como foco encorajar a formação das ondas. Após três semanas você pode vir a descobrir que possui o glamoroso cabelo ondulado tão desejado pela maioria das mulheres!

Bom, é claro, devemos lembrar que “Cada cabelo, uma sentença” e, portanto, caso você tenha tentado seguir o método Curly Girl por algum tempo e mesmo assim não gostou dos resultados, vire a página! Ninguém merece dar murro em ponta de faca. Contudo, certifique-se de que suas tentativas foram corretamente efetuadas.

 Método Curly Girl – Passo a Passo para higienizar e condicionar os cabelos encaracolados


- Tempo médio do processo: de 8 a 12 minutos dependendo do comprimento dos cabelos.

Passo 1 – Debaixo do chuveiro, incline a cabeça levemente para trás, segure as pontas do cabelo contra a nuca com as mãos em formato de concha e deixe a água correr. Sei que soa complicado, mas pense que isso serve para que a pressão da água sobre os fios não interfira no padrão das ondas.

Passo 2 – Aplique um higienizador em creme na ponta dos dedos e distribua em movimentos circulares apenas no couro cabeludo. Comece com uma massagem gentil pelas têmporas, depois suba para o topo da cabeça e, por ultimo, desça as mãos até a parte de trás terminando na nuca. Não é necessário aplicar o higienizador no comprimento do cabelo, pois no enxágue o produto já aplicado dará conta de remover as impurezas que por ventura estiverem ao longo dos fios.

Passo 3 – Na hora de enxaguar, torne a segurar as madeixas na mesma posição do passo 1 e simplesmente deixe a água correr pelos fios. Enquanto isso faça movimentos para cima com as mãos amassando os cabelos, tal movimento será uma forma delicada de “espremer” o excesso de higienizador.

Passo 4 – Apliquei uma quantidade bastante generosa de condicionador botânico (leia-se: liberado para No Poo) e aplique apenas do meio para as pontas do cabelo. A fim de conseguir o efeito ondulado, é completamente desnecessário e contra-indiciado aplicar condicionador na raiz dos cabelos, pois isso acarretará um peso desnecessário aos fios impedindo a formação das ondas.

Obs: Meninas de cabelos encaracolados bem finos e/ou curtos talvez precisem pular esta etapa, pois o condicionador pode fazer com que o cabelo fique tão macio ao ponto de perder a textura necessária para induzir a ondulação. Então, caso seu cabelo já esteja hidratado e macio o suficiente após a higienização (passos 1,2 e 3), vá direto para a parte de modelagem.

Passo 5 – Ainda com o condicionador nos fios, agora é a vez de desembarcar as madeixas. Mas nada de pentes nesta hora, seu único instrumento será os dedos. Deslize as mãos com os dedos abertos por todo o cabelo em movimentos de cima para baixo. Após terminar de “pentear”, amasse os fios com movimentos contrários. Isso irá encorajar o padrão das ondas.

Passo 6 – Novamente segure as madeixas com as mãos na direção da nuca em formato de concha como nos passos 1 e 3, permita que a água escorra através dos cabelos. Enquanto alguns tipos de cachos precisam que resquícios do condicionador (ou até mesmo o montante todo) permaneçam nos fios, cabelos encaracolados necessitam do enxágüe completo a fim de que o produto não pese no comprimento e impeça a ondulação adequada dos fios.


Método Curly Girl – Como secar e modelar os cabelos encaracolados


Após efetuar os passos acima, é hora de ativar as ondas.

1 – Incline a cabeça para frente jogando os cabelos. Com uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão ou papel toalha), amasse delicadamente os fios a fim de retirar a maior quantidade de água possível.

2 – Na mesma posição, distribua uma porção generosa de gel botânico pelo cabelo também utilizando a “técnica do amasso”.

3 – (Opcional) Visando elevar a raiz dos cabelos, coloque "pinças" antes de usar o difusor ou de esperar secar naturalmente. As pinças aliviam o peso acarretado pelo próprio cabelo contra o couro cabeludo evitando o temido efeito “Cabeça de Abajur” (ou “Cabana”), aquele em que os fios ficam com volume bonito nas pontas, porém grudados no couro cabeludo.

4 – Agora você tem duas opções para modelar as ondas. Talvez o ideal seja testar todos os métodos seguintes a fim de averiguar qual será mais bem aceito pelo seu cabelo e/ou de observar os efeitos diferentes que cada método proporciona aos fios encaracolados.

a) Opção 1 – Apenas chacoalhe os cabelos e eleve a cabeça deixando com que os fios caiam em sua posição natural e espere secar sem fontes de calor. Este é o melhor método para quem prefere ondas mais definidas ao invés de soltas.

Obs: NUNCA mexa nos cabelos enquanto eles estiverem molhados, isso interfere na formação e padrão dos cachos. Deixe os fios secarem em paz!!!

b) Opção 2 – Utilize um difusor para secar ao passo em que define as ondas. Não é necessário ser um Deva Sun Dryer (o secador de “mãozinha” Deva Curl), um difusor cujo bocal seja grande já basta. Amores, não posso falar muito acerca de “como secar com difusor”, apenas posso garantir-lhes que, assim como ocorre com o delineado de gatinho, secar os cabelos com difusor é questão de prática. Cada pessoa encontrará seu melhor método com o tempo e o uso.

6 – Quebre a película formada pelo gel quando os cabelos estiverem completamente secos, para tanto basta amassar os fios com movimentos no sentido pontas>>>raiz por todo cabelo.


Observem a fotografia acima.

Do lado esquerdo da tela os cabelos da modelo ainda estão com a película de gel , do lado direito tal película já foi quebrada com a “técnica do amasso”. Por que isso acontece? O seguinte: quando o gel de styling (modelagem) seca, ele cristaliza e assenta o formato dos cachos. Este é um dos motivos pelo qual não devemos mexer nos fios enquanto estiverem secando, caso contrário a cristalização não será concluída.

Dica: Se você tiver algum grande evento programado para a noite, deixe a película de gel intacta até o momento de se arrumar para sair, isso irá certificar que suas ondas fiquem maravilhosas. Ademais, a película de gel também ajuda a preservar o formato do cabelo caso o dia esteja úmido e/ou chuvoso.


VEJA AQUI TODOS OS PRODUTOS LIBERADOS PARA O MÉTODO CURLY GIRL



0 Comentários

Para comentar, você precisa entrar


Relacionados

Método Curly Girl – Como Cuidar de Cabelos Ondulados

Método Curly Girl – Como Cuidar de Cabelos Ondulados

Embora os cabelos ondulado não possuam tanta tendência ao ressecamento quanto os cacheados, o Método Curly Girl de cuidados ainda será bem pareci

18 Mar 2021
Queda de cabelo: A preocupação número um..

Queda de cabelo: A preocupação número um..

Uma legião de mulheres que não vive sem alisar, escovar e pintar o cabelo está agora sofrendo com ressecamento, porosidade e, por fim, queda do fio. A

18 Mar 2021
10 truques simples para dar volume a cabelos finos

10 truques simples para dar volume a cabelos finos

Quando você tem um cabelo fino por natureza, dar o volume desejado e mantê-lo durante o decorrer do dia são tarefas difíceis.Se esse é o seu caso, fiq

18 Mar 2021
Touca de cetim: o segredo para acordar pronta e ter cabelos mais lindos

Touca de cetim: o segredo para acordar pronta e ter cabelos mais lindos

Seus dias de cabelo embolado e cheio de frizz ao acordar acabaram! A touca de cetim é um truque antigo que voltou a fazer a cabeça das mulheres, de cr

18 Mar 2021
Como fazer umectação capilar

Como fazer umectação capilar

Como fazer umectação: 5 dicas essenciais para essa técnicaQuando nossos cabelos estão muito ressecados, pode ser que apenas a hidratação não seja efic

18 Mar 2021
5 truques infalíveis para acabar com o frizz do cabelo

5 truques infalíveis para acabar com o frizz do cabelo

5 truques infalíveis para acabar com o frizz do cabelo ELIMINE de vez o FRIZZ do cabelo com essas dicas PODEROSAS. Clique e confira!Frizz do Cabelo! 5

14 May 2021